A escola Municipal José Ferreira Barros localizada no setor Céu Azul vem realizando desde 2009, um excelente trabalho de inclusão social através do projeto “Esporte Solidário” com crianças e adolescentes do setor e região.
Segundo o coordenador do projeto professor.de educação física Rafael Rabelo, a escola vem se destacando em todas competições na qual tem participado, tendo índices de aproveitamento de alunos acima da expectativa, pois são dezenas de troféus que a escolas vem acumulando ao longo dos anos.
O coordenador do projeto diz ainda, que esse trabalho social tem afastado as crianças e os adolescentes dos vícios das drogas,da prostituição e das más companhias no setor, com isso os alunos tem melhorado a frequência na sala de aula. Conforme acredita o professor, “as artes marciais serve como um escape para o acumulo de energia da juventude”. A escola não ensina a garotada a brigar, mas sim, a se defenderem de um perigo iminente pois a região é muito perigosa, e é preciso andar prevenido hoje em dia, a auto defesa não é violência proposital.
Para fechar o ano de 2012 com chave de ouro a escola realizou no último dia 29 de novembro o 2º campeonato infantil de jiu-jitsu, quando na oportunidade os alunos puderam demonstrar mais uma vez, que aprenderam direitinho a lição de casa, vindo a se destacarem (como sempre!) nas competições de lutas marciais do jiu-jitsu. De acordo com um dos alunos que não quis se identificar...”Não procuramos “intricas” com ninguém” (brigas), mas se algum moleque (a) vir nos bater, estamos preparados para o que der e vier”,diz confiante.
Breve histórico sobre a luta do jiu-jitsu
O jiu-jitsu foi introduzido no Brasil por Yomato Maida, o conde Koma, que teve como aluno Carlos Gracie, que foi quem passou a difundir o jiu-jitsu no país. Seu irmão, Hélio Gracie, foi o principal divulgador do jiu-jitsu no Brasil e tornou-se um mito nesta arte. O jiu-jitsu é considerado a arte marcial mais antiga, e significa “arte suave”. O espírito de defesa é a essência do jiu-jitsu. Apesar das inúmeras controversas sobre a origem do esporte, ele foi criado na Índia, disseminando-se no Japão a partir do século XVI. A roupa utilizada no jiu-jitsu é o Kimono. A aula de jiu-jitsu é começada através do “aquecimento” (onde você corre, faz flexões, abdominais). Logo em seguida, vem a “técnica” (onde o professor ensina aos alunos as mais recentes técnicas da luta). Por último, vem o “treino” (onde os alunos colocam em prática todo o conhecimento do esporte, lutando uns contra os outros). O jiu-jitsu é dividido em níveis (que são demonstrados através das faixas): branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta e vermelha. A faixa branca é para os iniciantes, de qualquer idade. A cinza para os alunos de 4 à 6 anos. A amarela para os alunos de 7 à 15 anos. A laranja para os alunos de 10 à 15 anos. A verde para os alunos de 13 à 15 anos. A azul e a roxa para os alunos de 16 anos ou mais. A marrom para os alunos de 18 anos ou mais. A preta para os alunos de 19 anos ou mais. As idades devem ser calculadas pelo ano do nascimento do aluno, assim, a idade do atleta é sempre a que ele irá completar no ano corrente. Existe um tempo mínimo para o aluno trocar de faixa, que varia de acordo com a cor de tal. O lutador de jiu-jitsu aprende golpes que sejam capazes de forçar o seu adversário a desistir da luta, sem machucá-lo. Eles aprendem golpes para imobilizarem seus oponentes. Usam o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo. Um dos fatores que diferencia o jiu-jitsu é que a grande maioria das finalizações acontece no chão.(clipping)
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