quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Seleção Brasieira de Canoagem convoca três tocantinenses

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), convocou na última sexta-feira duas atletas tocantinenses para integrar a Seleção Brasileira de Canoagem, que estará reunida na Pousada do Lousada, em Redenção da Serra, interior de São Paulo, no período de 17 de janeiro a 28 de fevereiro, se preparando para as competições de 2012. As atletas convocadas são Edileia Matos dos Reis e Jully Risthelly.

Além das duas meninas, o Tocantins já estava contando na Seleção com o atleta Ayrton Rodrigues, que foi convocado semana passada. Com isso, o Estado contará com três atletas na Seleção Brasileira de Canoagem, todos na categoria Júnior.Edileia Matos dos Reis, tem 16 anos, e no ano passado já havia sido convocada pela Confederação Brasileira de Canoagem. Já a atleta Jully Risthelly, que é de Palmas, ganha a primeira chance na Seleção Brasileira

Idealizador
De acordo com o presidente, idealizador e fundador da Associação, e coordenador da Iniciativa Social "Remando para a Cidadania", Wellington José Aires Costa, os portuenses Ayrton Rodrigues, já se encontra concentrado no Centro de Treinamento na cidade de São Paulo, enquanto Edileia Matos e a palmense Jully Risthely, seguem na próxima sexta-feira, para Redenção da Serra, também no Estado de São Paulo.

Segundo o presidente, a atleta Edileia Matos, já é uma veterana na Seleção Brasileira, pois desde o ano passado faz parte da equipe, e inclusive já participou do campeonato Sul-Americano de Canoagem, em abril, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Ele destaca ainda que além da canoísta Edileia, o atleta Ayrton Rodrigues, também estará cumprindo uma agenda internacional, pois a intenção da entidade nacional é preparar um bom grupo visando às Olimpíadas de 2016.

"É sempre gratificante quando vemos nossos atletas serem reconhecidose integrados à elite da canoagem brasileira. O caminho para se chegar a esse ponto é muito árduo, pois trabalhamos no limite da solidariedade e da boa vontade de cada um", disse o dirigente, afirmando ainda que os atletas estão indo treinar em associações no Estado do Rio Grande do Sul e do Paraná, pois atingiram um nível de competitividade que se faz necessário uma melhor estrutura para não caírem no ostracismo.

"Precisamos de profissionais qualificados para que continuemos nossa evolução. Alguns de nossos atletas receberão a partir de abril, a bolsa atleta, do Governo Federal, o que vem a ser uma excelente ajuda para a manutenção básica do atleta", comentou ele, ressaltando, no entanto, que o ideal seria que o governo estadual seguisse o exemplo dos grandes centros como São Paulo, Paraná e até mesmo o Pará e criasse a bolsa atleta do Tocantins.

Confederação
De acordo com a CBCa, cada atleta deverá custear a sua viagem para a cidade e levar suas roupas de cama, travesseiros e utensílios pessoais. A hospedagem e alimentação serão realizadas nas instalações da pousada e correrão por conta da Prefeitura Municipal de Redenção da Serra.

Saiba mais
Já está virando rotina atletas da canoagem do Tocantins azer parte da Seleção Brasileira. No ano passado, o atleta Rogério Queiroz, Matheus Costa, Suelma Nunes e Priscila Mendes foram convocadas. Priscila foi convocada para um estágio de três meses. Rogério Queiroz e Matheus Costa foram convocados para o campeonato Sul-Americano, onde somente Rogério Queiroz competiu enquanto Matheus Costa não participou por questão de adequação orçamentária. (aloesporte)

Nenhum comentário: