Do que vamos falar às quartas-feiras?
Faltam 940 dias para a Copa do Mundo de 2014, mas o assunto já é um dos mais comentados do país. Em bares, peladas de final de semana, no meio acadêmico, no Congresso Nacional, a Copa é tema recorrente. Senão pelo desempenho pífio que a seleção vem tendo nos últimos jogos, pelos escândalos que circundam a construção de obras de infraestrutura e estádios gigantescos.
A coluna “POLÍTICA À Flor da Pele” não poderia deixar de acompanhar, semanalmente, os capítulos desta novela que promete acontecimentos surpreendentes e muita emoção. Assim, toda quarta-feira, postaremos não sobre futebol, mas acerca das questões administrativas que envolvem um dos maiores eventos do planeta. A Copa do Mundo da FIFA acontece de quatro em quatro anos e é uma disputa que mobiliza bilhões de pessoas e põe em campo as maiores seleções do mundo. O Brasil será sede do torneio em 2014, a vigésima Copa do Mundo.
Segundo o Governo Federal, o objetivo “é coordenar um programa de investimento que transformará algumas das capitais mais importantes do país, de norte a sul e de todas as regiões: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo”. Na prática, o que pudemos perceber até agora é que as obras estão atrasadas, a oposição reclama que serão construídos estádios faraônicos em cidades que sequer possuem times disputando na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e o Ministro da pasta caiu... É... Pelo andar dos acontecimentos, será mesmo um evento que marcará a história do país... E nós não vamos perder nenhum capítulo!!!
Copa e desarmamento
O deputado Renan Filho (PMDB-AL), que preside a comissão especial responsável pela análise do projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014, soliciou que a Copa tenha como tema social o desarmamento. O pedido foi feito ao secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jérôme Valcke, que respondeu que a Copa sempre tem um tempo reservado para campanhas sociais e que vai conversar com os parceiros comerciais da FIFA para incluir esse tema. O acontecimento foi durante a audiência pública na Câmara dos Deputados no último dia 08.
* Curiosidade da Copa 2014:
Reality Show Itaquerão!
Um corintiano de 14 anos, vizinho da construção do estádio do Corinthians - que abrigará a abertura da Copa 2014 -, estava cansado dos colegas (torcedores de outros times) dizerem que o estádio do Timão jamais ficará pronto. O garoto teve uma ideia: improvisar uma câmera no teto de sua casa, mostrando, em tempo real na internet, a obra. Pronto!!! Sucesso absoluto na rede. O corintianinho é Pedro Lima Salomão e o blog é http://www.itaqueraoaovivo.blogspot.com/
Será que o estádio que abrigará a abertura da Copa ficará pronto no tempo necessário? Só Pedro, com seu providencial nome de Santo, dirá... kkkkk
* Próxima quarta-feira:
Não deixe de ler a coluna, que trará o perfil do Ministro afastado, Orlando Silva, e traçará sua relação com a realização da Copa no Brasil. Você também conhecerá mais sobre a tão debatida Lei Geral da Copa. Ah, e como andam os estádios? Na próxima semana, vamos contar um pouco de algumas obras que vêm causando polêmicas. Não perca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário