Atletismo foi destaque, levando alunos de escolas de Guaraí para a fase estadual
Mais de 500 estudantes deram o máximo de si para conseguir uma das vagas em cada modalidade esportiva na fase regional do Jets – Jogos Estudantis do Tocantins. Ao todo, 28 escolas revezaram-se nas disputas das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) de Guaraí e Pedro Afonso, que encerram no último fim de semana. Eles fazem parte da primeira etapa dos jogos que englobam estudantes de 12 a 14 anos, que deve terminar na última semana de junho.
Quem teve destaque nos Jets foi o atletismo da Escola Estadual Col. Est. Irineu Albano Hendges, de Guaraí. As estudantes Jacyane Nunes Da Silva e Ávilla Morais Guimarães revezaram entre a primeira e segunda colocação nas três provas da competição; 75m rasos, 250m e 1.000m. “O esporte pra mim é muito importante, me ajuda na concentração durante as aulas e também a manter uma boa saúde”, explica Jacyane. As duas ainda foram campeãs com o time de futsal feminino, do qual também fazem parte.
Em Pedro Afonso foi a vez das escolas estaduais indígenas 19 de Abril e Toro Hacro de se destacarem. Elas alcançaram a vice-colocação no futsal feminino, o primeiro lugar na prova 250m rasos e nos 1.000m rasos classificaram alunos do 1° ao 4° lugar. Rômulo Krôkên, um dos estudantes finalistas, conta que pela primeira vez as escolas participam dos Jets e que foi muito importante para ele competir. “Nós gostamos muito de poder conhecer outros estudantes não índios e ainda disputar de igual para igual com eles. É uma prova de que no esporte não existem diferenças”, explica.
Fase Estadual
As equipes vencedoras desta etapa vão disputar a fase estadual, prevista para o segundo semestre. As que se consagrarem campeãs na etapa estadual farão parte do comitê tocantinense nas Olimpíadas Escolas, competição nacional que acontece em João Pessoa–PB, no segundo semestre deste ano.(Com informações: Geórgia Milhomem/Seduc)
Nenhum comentário:
Postar um comentário